Gilberto Gil, Eliane Elias e Catina DeLuna são os brasileiros indicados ao Grammy

December 7, 2015 - Luiza Maia

Os brasileiros Gilberto Gil, Eliane Elias e Catina DeLuna são os candidatos do país a um troféu do Grammy. A lista de indicados, liderada por Kendrick Lamar, Taylor Swift e The Weeknd, foi divulgada nesta segunda-feira, e o resultado será anunciado em cerimônia no dia 15 de fevereiro, em Los Angeles.

Gil concorre na categoria melhor álbum de música internacional com o disco duplo Gilbertos samba ao vivo, lançado em novembro do ano passado, resultado da turnê do álbum Gilbertos samba. O registro foi feito no Theatro Municipal de Niterói. O repertório é dedicado a músicas gravadas pelo ícone da bossa nova João Gilberto, de compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Caetano Veloso, além de inéditas do baiano, como a faixa que dá título ao projeto.

Sings, de Angelique Kidjo, Music from Inala, de Ladysmith Black Mambazo With Ella Spira & The Inala Ensemble, Home, de Anoushka Shankar, e I have no everything here, de Zomba Prison Project, são os outros concorrentes.

A pianista paulista Eliane Elias disputa o prêmio de melhor álbum latino de jazz, com Made in Brazil, o 23º da carreira. Ela, que começou a estudar o instrumento aos 6 anos de idade, mora nos Estados Unidos desde 1981e já foi indicado ao Grammy sete vezes. Impromptu, de The Rodriguez Brothers, Suite caminos, de Gonzalo Rubalcaba, Intercambio, de Wayne Wallace Latin Jazz Quintet, e Identities are changeable, de Miguel Zenón, também foram indicados.

Também residente nos Estados Unidos, a brasileira Catina DeLuna disputa um troféu em parceria com o arranjador Otmaro Ruiz. com versão para Garota de Ipanema, clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, eles disputam a estatueta de melhor arranjo, 
instrumentos e vocais.

 

veja o artigo original aqui

Please reload